Defensores Públicos candidatos ao Conselho Diretor da ADPERJ (Biênio 2014-2015): Maria Carmen de Sá (Presidente) - Denis de Oliveira Praça (1º Vice-presidente) - Raul Portugal (2º Vice-presidente) - Daniel Lozoya (1º Secretário) - Rodrigo Câmara Ferraz (2º Secretário) - Renata Bifano (1ª Tesoureira) - Elaine Fernandez (2ª Tesoureira) - Paloma Lamego (Diretora de Assuntos Institucionais) - Gabriela Varsano Cherém (Diretora Social) - Marilia Farias (Diretora de Eventos) - Cristian Barcelos (Diretor de Interior) - Vívian Baptista Gonçalves (Diretora de Assuntos Legislativos) - Maria Júlia Miranda B. da Rocha (Diretora de Assuntos Previdenciários).

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Chapa Levante! entrega Programa de Gestão para Presidente Eleito da CAMARJ

A candidata a Presidente da ADPERJ pela chapa Levante! Unidos pelo Defensor, Maria Carmen de Sá, entregou em primeira mão ao Presidente Eleito da CAMARJ, Manoel de Brito Varela, o Programa de Gestão com as propostas da chapa para o biênio 2014/2015. Varela agradeceu o convite para o encontro e a entrega do documento. O objetivo foi reforçar o respeito dos integrantes da chapa aos representantes da classe e prestigiar o nobre colega, eleito para representar os interesses dos Defensores Públicos a partir do próximo ano. O encontro ocorreu na sede da CAMARJ.

– Quero registrar que fui convidado para me encontrar com a candidata, que me passou o Programa de Gestão de sua chapa. Fico agradecido com o convite e em receber o programa – disse Varela.

Durante o encontro, Maria Carmen reforçou o respeito que a chapa Levante! tem em relação a todos os representantes da classe, nas variadas esferas de representação.

– Fizemos questão de entregar a primeira impressão do nosso Programa de Gestão ao caro Defensor Público Manoel Varela por ser ele o mais novo representante eleito de nossa classe. É uma forma de valorizar, também, todos os Defensores Públicos. A CAMARJ é uma instituição muito importante para nós Defensores, pois cuida do nosso principal bem, que é a nossa saúde. Além disso, ter o apoio declarado da sua atual Presidente, Thais Moya, é muito gratificante para os integrantes de nossa chapa – afirmou Maria Carmen.

Também participaram do encontro a atual Presidente da CAMARJ, Thais Moya, a futura Primeira Secretária da entidade, Eliane Aina, o candidato a 2º Vice-Presidente da ADPERJ pela chapa Levante!, Raul Portugal, e a candidata a Diretora de Assuntos Legislativos, Vivian Baptista Gonçalves.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Declaração de Apoio - Thais Moya

Trabalhei com a Maria Carmen na ADPERJ no biênio 2008/2009, quando eu era a Tesoureira. Durante esse período, aprendi a admirar sua visão progressista e sua responsabilidade administrativa, características necessárias para a realização de um trabalho competente e sólido. Sem loucuras, respeitando a realidade da Associação e se desdobrando pelos interesses dos Associados, Maria Carmen se destacou naquela administração, mostrando-se uma líder nata.

Maria Carmen não pode ser chamada de uma agradável surpresa. Ela sempre emanou essa capacidade de ser o melhor nome para nossa representação institucional. É inerente dela. Forte e valente, temos nela a garantia de uma ADPERJ questionadora, capaz de cobrar e lutar pelos verdadeiros interesses dos Associados, sem permitir o silêncio, a omissão e o conformismo. Ou seja, atuando como a ADPERJ deve atuar.

Profissionalmente, Maria Carmen não pode ter elogios medidos. Ela representa o espírito da verdadeira Defensora Pública. Aguerrida, vibrante e incansável, seu trabalho é digno das críticas mais positivas. Como Defensora de Segundo Grau que sou, testemunho a favor de sua qualidade.

O nome de Maria Carmen é a esperança de que não teremos uma ADPERJ submissa aos interesses da administração da DPGE. Votar nela e em sua chapa para o biênio de 2014/2015 é manter vivo o espírito de luta por tempos melhores e dar um megafone à defesa de nossos pleitos.

Voto em Maria Carmen e na chapa Levante! Unidos pelo Defensor por ideologia e confiança de que é possível, sim, acreditar numa Defensoria Pública melhor.

THAIS MOYA
Defensora Pública de Classe Especial e Presidente da CAMARJ

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Declaração de Apoio - Sara Quimas

Eu voto em Maria Carmen por vários motivos. Em primeiro lugar, pela experiência na atividade classista, atuando como diretora na minha gestão da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro, no biênio 2008-2009, e sempre marcando presença nos grandes debates da categoria.

Em segundo lugar, pela experiência como Defensora Pública exemplar nos vários órgãos de atuação em que trabalhou, demonstrando grande conhecimento da realidade dos Defensores Públicos e dos problemas da instituição.

Além disso, Maria Carmen caracteriza-se por ter independência, firmeza, ponderação e capacidade de diálogo, qualidades que eu, ex-presidente da ADPERJ, sei que são essenciais para o exercício do mandato.

SARA QUIMAS
Defensora Pública de Classe Especial - Ex-presidente da ADPERJ

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Carta de Apresentação


Caro(a) Colega,


É com grande prazer e profunda responsabilidade que colocamos a você nossos nomes para o Conselho Diretor da ADPERJ no biênio 2014/2015.

O movimento “Levante! Unidos pelo Defensor” surgiu da união em torno de um projeto de Associação que possa fazer frente ao cenário de desesperança que acomete nossa classe. Para isso, correntes de pensamento até então divergentes se aliaram, e a responsabilidade que temos é de manter esse espírito de união pelos próximos dois anos, a fim de que nossa Instituição volte à posição de protagonismo, hoje abdicada sem qualquer razão para tanto.

A chapa que ora se apresenta é plural, com representação de diversos segmentos da carreira, buscando aliar o entusiasmo dos mais novos à experiência dos mais antigos. Possuímos vivência na atuação classista, o que nos credencia a enfrentar os desafios que se avizinham para que consigamos recuperar o prestígio institucional, bem como trilhar um caminho de melhorias para a categoria.

Cada um de nós, no nosso órgão de atuação, percebe diuturnamente o quanto ainda falta para obtermos condições de trabalho que nos coloquem em patamares de igualdade com as carreiras congêneres e nos garantam o devido respeito.

A verdade é que a Defensoria continua sendo desprezada em relação a seus pleitos vencimentais, não contando igualmente com rubrica orçamentária destinada ao custeio e investimento na Instituição.  Além disso, nossa autonomia administrativa e financeira alcançada em lei não foi implementada, ocasionando apequenamento institucional com o qual não podemos compactuar.

Nesse contexto, acreditamos que a ADPERJ deve pautar as reclamações do Associado, intermediando a resolução de problemas enfrentados no dia a dia do Defensor, lutando pelo tratamento isonômico e transparente entre os Defensores e reagindo a qualquer desrespeito ao Princípio da Impessoalidade e aos critérios objetivos que devem nortear a Administração Pública.

Da mesma forma, a Associação deve exigir do Defensor Público Geral a reivindicação de melhorias para a Instituição, assim como atuar junto ao Poder Legislativo, de modo a arregimentar apoio aos projetos de interesse da categoria. Ao reconhecermos que a situação não vai bem é que podemos melhorá-la, e não o contrário.

O desafio do Conselho Diretor nos próximos dois anos é legitimar-se junto ao Associado para ser seu representante na luta pelo engrandecimento da Defensoria Pública, o que faremos incansavelmente.  É com imenso prazer que buscamos nos aproximar de você para contribuir com a melhoria da Instituição e consolidação de sua posição de destaque no mundo jurídico.

Venha conosco participar desse momento histórico de nossa Instituição! Curta a nossa página no Facebook. Veja, abaixo, o perfil de cada integrante da chapa e leia o nosso programa de gestão.

UNIDOS, SOMOS MAIS FORTES! 

Um grande abraço,

CHAPA LEVANTE! 
Unidos pelo Defensor

Presidente:  Maria Carmen de Sá
1º  Vice-presidente – Denis de Oliveira Praça
2º Vice-presidente – Raul Portugal
1º Secretário – Daniel Lozoya
2º Secretário – Rodrigo Câmara Ferraz
1ª Tesoureira – Renata Bifano
2ª Tesoureira – Elaine Fernandez
Diretora de Assuntos Institucionais – Paloma Lamego
Diretora Social – Gabriela Varsano Cherém
Diretora de Eventos – Marilia Farias
Diretor de Assuntos do Interior – Cristian Barcelos
Diretora de Assuntos Legislativos – Vívian Baptista Gonçalves
Diretor de Assuntos Previdenciários - Maria Júlia Miranda B. da Rocha

Maria Carmen de Sá – Presidente



Ingressou na Defensoria Pública em 2001. Atuou em Comarcas de Juízo Único no interior, em cidades como Cantagalo e Cordeiro, e posteriormente em Silva Jardim, onde foi titular. Passou por diversas regionais da Comarca da Capital e pelo Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecom). Após ser titular da 1ª vara Cível de Barra do Piraí, removeu-se para a Comarca de Belford Roxo, onde foi titular da 1ª e, depois, da 2ª Vara Cível. Também foi titular da 6ª Vara Cível de Madureira e, atualmente, exerce a titularidade da 8ª Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDEDICA). Integrou o Conselho Diretor da ADPERJ no biênio 2008/2009 e o Conselho Consultivo da Associação no biênio 2010/2011.

Denis de Oliveira Praça – 1º Vice-Presidente





Ingressou na carreira em março de 2002. Já foi titular da 2ª Vara Criminal de Barra Mansa e da 2ª Vara Criminal de Volta Redonda. Desde de abril de 2012 é Defensor Público titular do Núcleo do Sistema Penitenciário (Nuspen). Foi Diretor de Eventos da ADPERJ no biênio 2004/2005 e Presidente da Associação no biênio 2006/2007. Integra a Comissão de Juristas para a Reforma da Lei de Execução Penal, criada pela Presidência do Senado para debater melhorias na legislação.

Raul Portugal – 2º Vice-Presidente



Ingressou na Defensoria Pública em 1963. Atuou nas Comarcas de Duas Barras, Friburgo,  Nilópolis e Nova Iguaçu. Trabalhou na Varas de Execuções Penais em Niterói e posteriormente no Rio, após a fusão do estado do Rio com o Estado da Guanabara. Promovido ao 2º grau, integrou a 4ª Câmara Criminal até se aposentar após 31 anos de serviços prestados à Defensoria Pública.  Foi presidente da ADPERJ e Conselheiro Classista por quatro anos. Ocupou o cargo de Ouvidor Geral da Defensoria Pública entre os anos de 2009 e 2010. 

Daniel Lozoya – 1º Secretário



É Defensor Público Substituto, oriundo do XXII Concurso, há 5 anos, sendo que por mais de 1 ano atuou na Auditoria Militar, na época da crise do Corpo de Bombeiros. Também passou por uma dezena de comarcas, em praticamente todas as regiões do Estado e em todas as áreas de atuação da Defensoria Pública.

Rodrigo Câmara Ferraz – 2º Secretário



Defensor Público Substituto do XXII Concurso, há cinco anos, e passou pelas comarcas de 16 cidades e do Rio de Janeiro. Atuou também no Núcleo do Sistema Penitenciário (Nuspen), na Vara de Execuções Penais (VEP) e na Leopoldina, sempre dentro do sistema de designação. Já atuei em diversos plenários do Júri, como designação especial, em apoio aos colegas.

Renata Bifano – 1ª Tesoureira


Ingressou na Defensoria Pública em 1994 e passou por várias cidades antes de assumir a titularidade como Regional do Vale do Paraíba. Também foi titular em Resende, Volta Redonda e como Regional da Capital, passando por Varas Criminais, Vara de Órfãos e Varas de Família. Também atuou nas Varas de Fazenda Pública e desde novembro de 2004 é titular das 17ª/39ª Varas Cíveis da Capital. Foi do Conselho Fiscal da ADPERJ no biênio 2006/2007 e do Conselho Fiscal da CAMARJ em 2010/2011.

Elaine Fernandez – 2ª Tesoureira



Aposentada, entrou para a Defensoria Pública em 1988 e passou por diversas cidades do interior, como Rio Claro, Piraí, Mangaratiba e Campos. Atuou nas varas criminais de Barra Mansa, Itaguaí, São Gonçalo, na 25ª Vara Criminal da Comarca da Capital e na 3ª Vara Criminal de Duque de Caxias. Se removeu para o X Juizado Especial Criminal e em 2000 foi para o IX Juizado Especial Criminal, também na Capital, onde foi titular até 2011, quando se aposentou. Foi do Conselho Diretor da CAMARJ no biênio 1999/2000 e Conselho Diretor da ADPERJ no biênio 2003/2005. Também já integrou os conselhos consultivos das duas entidades. Atualmente, é Ouvidora da CAMARJ e exerce mandato de Conselheira Consultiva da ADPERJ.

Paloma Lamego – Diretora de Assuntos Institucionais




Ingressou na Defensoria Pública em 1999 e atuou em diversas comarcas do interior do Estado. Foi titular do XVIII Juizado Especial Cível da Capital. Atualmente, é Defensora titular do Núcleo Cível do Méier.

Gabriela Varsano Cherém – Diretora Social



Defensora Pública há 14 anos, com atuação em diversas comarcas nas regiões Norte e Serrana do Estado e na Baixada Fluminense. Foi titular do Núcleo de Família de Madureira durante dez anos. Participou das gestões da ADPERJ nos biênios 2006/2007 e 2012/21013. Foi três vezes eleita para o Conselho Consultivo da CAMARJ. Ajudou a Coordenar o CRC entre os anos de 2008 e 2009.

Marilia Farias – Diretora de Eventos




Ingressou na Defensoria Pública em 2006. Em 2011, assumiu sua primeira titularidade, na 1ª Vara Criminal de Campos dos Goytacazes. Posteriormente, se removeu para Arraial do Cabo e Paty do Alferes. Desde janeiro de 2013, é titular da 3ª DP Regional da Região 1.

Cristian Barcelos – Diretor de Assuntos do Interior



Entrou na Defensoria Pública em 2002 e, após cinco anos atuando, foi titular da 2ª Vara de Miracema, da Regional de Friburgo, e do Núcleo de Cachoeiras de Macacu. Atualmente, é titular da 1ª Vara Cível de Nova Friburgo. Foi Diretor de Interior da ADPERJ no biênio 2006/2007 e integra o Conselho Diretor da CAMARJ pela segunda vez consecutiva.

Vívian Baptista Gonçalves – Diretora de Assuntos Legislativos



Ingressou na carreira em 2001 e atuou em oito comarcas do interior do Estado do Rio, sendo titular em Santa Maria Madalena. Foi titular da 2ª Vara Cível de Nilópolis de 2007 até o fim de 2011, quando se removeu para a Capital, como Defensor Regional. É titular do Núcleo do Sistema Penitenciário (Nuspen) desde o início de 2012 e Diretora de Benefícios da CAMARJ no biênio 2012/2013.

Maria Júlia Miranda B. da Rocha – Diretora de Assuntos Previdenciários



Ingressou na Defensoria Pública em 2001. Desde 2012, é titular do Núcleo do Sistema Penitenciário (Nuspen). Já foi, também, titular do Núcleo de Primeiro Atendimento de Barra Mansa, de Paracambi, da Regional 1, da 7ª Vara Cível de Nova Iguaçu e da Regional Capital. É Diretora de Benefícios da CAMARJ no biênio 2012/2013.

Programa de Gestão - Biênio 2014/2015

Conheça as nossas propostas para a gestão da ADPERJ no biênio 2014/2015.

REMUNERAÇÃO E DIREITOS
Promover ampla campanha de recuperação salarial do Defensor Público, para atingir a igualdade entre as carreiras afins. Vamos lutar por direitos que já foram reconhecidos a outras carreiras jurídicas, tais como indenização das férias e períodos de licença não gozados pelo valor integral dos vencimentos. A questão vencimental é a principal demanda da ADPERJ e a maior preocupação da categoria, que continua a pleitear acumulações como forma de minimizar a redução do poder aquisitivo dos vencimentos, corroído pela inflação e pela ausência de reposição salarial.

PARIDADE ENTRE ATIVOS E APOSENTADOS
Garantir aos aposentados o mesmo patamar salarial dos ativos, sendo certo que se trata de parcela da classe que não tem acesso às verbas indenizatórias. Para os aposentados, a questão vencimental é ainda mais grave, já que eles contam apenas com seus proventos, sem direito a qualquer tipo de acumulação ou verba adicional.

INCREMENTO DO ORÇAMENTO DA DEFENSORIA
Você sabia que o Tesouro Estadual previu para esse ano de 2013 mais de R$ 150 milhões para o Ministério Público e nada para a Defensoria Pública, e que nossa única fonte de custeio e investimento é a receita do FUNDEPERJ? Vamos lutar pela ampliação do orçamento da Defensoria, com destinação de verba do Tesouro para essas despesas, até porque a receita do FUNDEPERJ é insuficiente para atender a todas as nossas demandas de expansão e manutenção de um padrão decente de serviço.
Também é necessário o incremento do orçamento com pessoal, para permitir a melhoria salarial dos Defensores Públicos e dos servidores, buscando cessar a evasão de funcionários da Defensoria para outras carreiras, com a equiparação de seus salários com os dos funcionários das demais carreiras jurídicas.

ATENÇÃO AO DEFENSOR E PRESENÇA NO INTERIOR
Você conhece as condições de trabalho de todos os colegas? Sabia que ainda existem órgãos de atuação em condições indignas para os Defensores, que trabalham sem espaço para atendimento aos assistidos? A chapa “Levante! Unidos pelo Defensor”, se eleita, se compromete a abrir canal direto com os Associados para reclamações das condições de trabalho. Para isso, vamos atuar com Colaboradores Setoriais e Regionais, que vão trazer demandas de cada região do Estado e intercederemos junto à Administração para a resolução dos problemas em tempo hábil.   Especificamente no que tange ao Associado do interior, é necessário que a ADPERJ se aproxime destes colegas, seja para buscar a resolução de um problema ou para confraternizar. É preciso que eventos da Associação sejam interiorizados, para que os colegas que atuam em outras cidades não se sintam afastados da vida associativa.

AUTONOMIA DA DEFENSORIA PÚBLICA E DE SEUS MEMBROS
Vamos lutar em defesa da autonomia administrativa, financeira e orçamentária da Defensoria Pública, bem como pela sua independência funcional. A ADPERJ não pode tolerar certas posturas em relação às instituições congêneres, aceitando práticas que tolhem nossas prerrogativas e colocam a DP em posição de desigualdade em relação ao MP e Magistratura. Queremos estabelecer uma relação com os Poderes Públicos e instituições congêneres primando pelo respeito à Defensoria Pública e sua importância social, abandonando-se práticas de subserviência que apenas enfraquecem a instituição e não trazem qualquer benefício ao exercício do múnus pelo Defensor Público.

ATUAÇÃO PARLAMENTAR
Vamos acompanhar projetos de interesse corporativo da instituição. No âmbito estadual, incentivaremos a Frente Parlamentar da Defensoria Pública a pautar projetos de interesse da categoria. No âmbito federal, em cooperação com a ANADEP, vamos fortalecer o lobby pelos projetos que tocam a atuação institucional nas mais variadas matérias. Além disso, é preciso acompanhar projetos para além do eixo classista, como a reforma do CPC, do CP, da LEP e os projetos que visam à redução da maioridade penal. A ADPERJ deve fortalecer sua atuação parlamentar para evitar alterações de leis que tragam restrições a prerrogativas já alcançadas, assim como deve incentivar aquelas que possam facilitar o acesso à Justiça e melhorar a atuação dos Defensores.

ADEQUAÇÃO DA LEI COMPLEMENTAR 06/77 À LEI COMPLEMENTAR 132/2009
Lutar para que o projeto de adequação da Lei Complementar 06/77 à Lei Complementar 132/09 seja enviado para a ALERJ.  Não há como adiar ainda mais as conquistas trazidas pela Lei 132, como a concretização da independência administrativa, com a DP passando a rodar sua própria folha; a iniciativa de lei orçamentária; o aumento do número de conselheiros classistas, evitando o chamado voto de qualidade. Vale lembrar que o projeto não contempla a Ouvidoria Externa, questão polêmica e não unânime na carreira, nada impedindo, assim, que seja enviado para a Assembleia Legislativa.

TRATAMENTO ISONÔMICO A TODOS OS DEFENSORES POR PARTE DA ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR
Defenderemos o tratamento isonômico e transparente entre os Defensores Públicos, com a adoção de regras objetivas para, por exemplo: deferimento e indeferimento de férias antigas não gozadas e licenças; designação de Defensores, inclusive regionais e substitutos; designação em regime de acumulação; e distribuição dos recursos humanos (quadro de apoio) e materiais. Infelizmente, é nítida a disparidade de tratamento da Administração Superior em relação aos colegas. Questões cotidianas, como acesso aos recursos humanos, acumulação e indeferimento de férias, estão sendo tratadas sem isonomia. É preciso que a ADPERJ imprima luta incansável para que se dê tratamento igual aos Defensores Públicos, assim como sejam estabelecidos e divulgados os critérios para acesso aos recursos financeiros e humanos oferecidos pela Instituição.

PROTEÇÃO DOS ASSOCIADOS 
Vamos ampliar a defesa jurídica dos Associados em procedimentos administrativos disciplinares, inclusive em caráter preliminar, contra arbitrariedades, ofensas às prerrogativas institucionais e tratamento discriminatório por parte da Administração Superior. A ADPERJ tem a importante função de prestar serviço de assistência jurídica para seus Associados, sempre que eles se sentirem vulneráveis e procurarem ajuda. É preciso que a Associação amplie ainda mais os laços com seus Associados, para protegê-los administrativa ou judicialmente de eventual perseguição que os mesmos identifiquem estar sofrendo.

COMUNICAÇÃO
Implantaremos novas formas de Comunicação com o Associado, com acompanhamento de eventos em tempo real e realização de consultas on-line de temas polêmicos, como a criação do CNDP, por exemplo, visando a modernizar a relação entre a ADPERJ e seus Associados. Além disso, melhoraremos os meios tradicionais de informação (boletim e jornais), tornando-os acessíveis a aparelhos móveis.

TRABALHO EM PARCERIA COM OS CONSELHEIROS CLASSISTAS
Vamos atuar em conjunto com os Conselheiros Classistas, para que as matérias de interesse da categoria, submetidas ao Conselho Superior, sejam apreciadas de maneira uniforme pelos representantes da Classe, realmente defendendo os interesses dos Associados. O atual regimento interno do Conselho está defasado, concentrando demasiadas atribuições nas mãos de seu Presidente, permitindo-o, por exemplo, pautar e pôr em votação as matérias sem respeitar ordem de precedência ou a própria vontade da maioria dos conselheiros. Em muitos casos, essa prerrogativa tem causado surpresa à classe e desrespeito à representação classista. A ADPERJ deve apoiar a aprovação do novo regimento interno, congregando os Classistas e convidando-os a debater previamente as questões a serem apreciadas, de forma a, sempre que possível, extrair-se uma vontade única da categoria.

EVENTOS VISANDO À INTEGRAÇÃO DOS ASSOCIADOS
Vamos realizar mais eventos jurídicos e recreativos, de forma a que a sede da ADPERJ permaneça o maior tempo possível ocupada por seus Associados, permitindo o encontro entre os colegas e o intercâmbio de ideias. É preciso que a Associação se intensifique como lugar para discussões acerca de todo e qualquer assunto, deixando os fóruns de discussão na internet como ferramentas alternativas de comunicação. Hoje, pelos mais variados motivos, os Associados, mormente os recém-ingressos, vêm deixando de comparecer à ADPERJ, o que deve ser revertido com eventos que atraiam os colegas cada vez mais ao ambiente associativo. Também é imprescindível que a ADPERJ realize mais debates e eventos de engrandecimento institucional, assim como fomente a participação de Associados nos vários congressos classistas, dando apoio material para pesquisas e apresentações de práticas e teses exitosas, e realizando sorteio para o custeio da viagem.

INCREMENTAR AS COMEMORAÇÕES DO DIA DO DEFENSOR PÚBLICO
Vamos marcar a data do Dia Nacional da Defensoria Pública com eventos festivos, jurídicos e de esclarecimento do papel do Defensor Público. O mês de maio deve ser inteiramente dedicado ao Defensor, com efetiva comemoração do nosso dia e intensa reflexão acerca de nossa atuação e nossa importância na Sociedade. Vamos continuar inovando em relação ao Encontro dos Defensores, buscando sempre realizá-lo em locais diferentes, aliando o descanso e a interação com os colegas com a possibilidade de o Associado conhecer novos destinos de viagem.

RECONHECIMENTO ÀS PESSOAS QUE CONTRIBUEM COM A INSTITUIÇÃO OU PARTICIPARAM DA VIDA INSTITUCIONAL
Intensificaremos as premiações conferidas pela ADPERJ – Colar do Mérito e Colar do Mérito Profissional – de forma a que se prestigie quem efetivamente contribui com a Instituição ou aquele que, com seu trabalho, engrandeceu o nome da Defensoria Pública. A categoria será previamente consultada para a escolha dos agraciados.

PARTICIPAÇÃO DO ASSOCIADO NA CONSTRUÇÃO DE UM PROGRAMA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA
Queremos esclarecer que as metas até aqui apresentadas não são estanques ou imutáveis. Nossa intenção é ouvir o Associado, para que ele opine sobre os eventos e reuniões propostas pela ADPERJ, bem como sobre decisões importantes para a classe. A Associação é de todos, e é essa participação, com ideias, críticas e elogios, que pode fazer da ADPERJ um real espaço de convivência e representação do Defensor Associado.